Secretaria de Estado da Infraestrutura
Sexta, 04 Outubro 2019 17:24
Capacitação

Seinfra promove Simpósio sobre gestão de obras públicas

O evento teve início na quinta-feira (3) e contou com a presença de diversos servidores públicos estadual e federal. O evento teve início na quinta-feira (3) e contou com a presença de diversos servidores públicos estadual e federal. Ascom Seinfra

Texto Ascom Seinfra

Visando orientar os profissionais das áreas que lidam diretamente com gestão de obras públicas, a Secretaria de Estado da Infraestrutura realizou o Simpósio Gestão de obras: Desafio pela efetividade da política pública. O evento aconteceu na última quinta (3) e sexta-feira (4) no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió.

Promovido em parceria com a Controladoria-Regional da União no Estado de Alagoas, o Simpósio trouxe em sua programação palestrantes dos órgãos envolvidos com obras públicas dos governos federal e estadual, como CGU, TCU e MPF. Na ocasião, os profissionais envolvidos na gestão de obras tiveram a oportunidade de trocar informações e debaterem questões relativas à responsabilidade de agentes públicos, que contribuem para a inefetividade de política pública.

A abertura do evento contou com a palestra “Gestão de Obras Públicas, ministrada pelo Auditor Federal de Finanças da CGU, Silvestre Cerejo. Para ele, é importante estreitar os laços com os órgãos de controle, gestores e empresas responsáveis pelas obras para evitar erros. “Há muito ruído e incompreensão sobre o trabalho de um e de outro. É uma oportunidade de melhorar a gestão e a governança. Vamos contextualizar um pouco das ações que a gente tá tomando em nível nacional para essa questão das obras paralisadas. Já existe um grupo de trabalho de investimentos de infraestrutura em nível de comitê de governança lá em Brasília que tratam justamente sobre o enfrentamento dessas obras paralisadas em todo o país.”

Para o secretário de infraestrutura, Maurício Quintella, presente no evento, a ação teve o êxito esperado. “Acredito que o objetivo de informar e destacar a função do órgãos federais no âmbito das obras públicas foi alcançado. Espero que possamos realizar mais eventos como esse para capacitar ainda mais os nossos profissionais que trabalham diretamente nessa área.”

O círculo de palestras foi encerrado com o tema mais aguardado, sobre  “Responsabilização civil e criminal no âmbito de obras públicas”, proferida pelo Procurador-chefe da Procuradoria da República em Alagoas, Marcial Duarte Coêlho.