Secretaria de Estado da Infraestrutura
Quarta, 11 Dezembro 2019 17:10
Saneamento

Secretário apresenta plano regional de saneamento para trade turístico

A apresentação destacou a importância do saneamento básico para potencializar o turismo local.

Plano regional de saneamento foi apresentado ao trade turístico Plano regional de saneamento foi apresentado ao trade turístico Thiago Sampaio

Texto de Ascom Seinfra

Foi apresentado, na manhã desta quarta-feira (11), para o trade turístico, o plano regional de saneamento de Maceió e região metropolitana. No evento realizado no hotel jatiúca, a apresentação ficou por conta do Secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, um dos principais defensores do projeto de concessão dos serviços de saneamento. O objetivo do encontro foi detalhar pontos do projeto e discutir planos futuros relacionados aos temas em questão.

O plano nacional de saneamento exige que a universalização de água e esgoto seja feita até 2033, e Alagoas será o estado pioneiro na implementação desse projeto. O plano regional da concessão dos serviços de saneamento de Maceió e dos outros 12 municípios da região metropolitana contará com um investimento de R$ 2,5 bilhões pela empresa responsável pela universalização, em seis anos, dos serviços de abastecimento de água e, em 16 anos, do esgotamento sanitário.

Esgotamento sanitário + Turismo

Se pararmos para analisar, o turismo e o saneamento básico são dois temas que tem bastante em comum. O turismo é uma atividade econômica que não se desenvolve adequadamente em regiões com falta de água tratada, coleta e falta de esgotamento sanitário. “Alagoas tem um potencial turístico gigantesco. As pessoas procuram passar férias no nosso estado durante o ano todo. Se o turista chega nas nossas praias e presencia contaminação por esgotamento isso com certeza vai comprometer nossa imagem lá fora. Temos que pensar que esse projeto vem para alavancar a economia do nosso estado e nos destacar como percursores no país.” Declarou o secretário.

A reunião também contou com a presença do presidente do Maceió Convention, Glênio Cedrim, que destacou a importância das obras de infraestrutura. “Ter essas obras de saneamento é um prazer muito grande para o setor e faz com que a gente acredite cada vez mais no nosso estado. Uma cidade que é segura e boa para seus cidadãos, ela será boa também para seus visitantes.”